Introdução 🌟
“Morte” é uma palavra que nos assombra desde o início dos tempos. Afinal, o que acontece conosco depois que morremos? É essa pergunta que Orígenes Lessa tenta responder em seu livro “A Desintegração da Morte”. Publicado em 1948, o livro é uma ficção científica que explora o tema da morte e como a sociedade contemporânea está construída sobre os alicerces da morte.
A História 📖
O livro conta a história do professor Klepstein, um cientista que trabalha na desintegração da morte. Ele cria um processo que impede que as pessoas morram, tornando-se um ‘quase deus’. No entanto, logo após divulgar sua invenção, seu laboratório é invadido e atacado por mascarados que o metralham em vão.
A Sociedade e a Morte 💔
Toda organização social se centraliza no fato de que, um dia deixaremos de existir. Os casamentos começam a declinar. Havia milhares de pedidos de divórcios. O casamento também não subsiste sem a morte. Há um trecho no livro, que o juiz Bermejo a Punta y Arenas, afirma descrente: – Eu tinha a certeza que o matrimônio se baseava exclusivamente no amor. O que mantinha a instituição ‘família’ não eram os filhos, a covardia, o amor ou o conformismo, mas o medo de morrer solitário e moribundo, esquecido num quarto qualquer.
A Indústria da Morte e a Fome 💀🍽️
Outro tema abordado no livro de Lessa é sobre o lucrativo mercado da indústria da morte. Cemitérios, serviços funerários e principalmente laboratórios fabricantes de remédios e vacinas que não tinham mais o que oferecer a população. A fome se fazia presente e os alimentos se tornariam, em breve, mais escassos.
A Vida na Eternidade e o Consumo de Drogas 🌍💊
A vida se reajustaria a eternidade, mas as drogas seriam consumidas em escalas nunca vistas antes. Milhares de desempregados começavam a se formar por todo o mundo.
A Indústria de Armamentos e a Profecia de Lucatelli 🔫🔮
A indústria de armamentos era a única, juntamente com a indústria de bebidas, que aumentava lucros produzindo incessantemente armas de guerra entre as nações ainda hegemônicas. Na Itália faminta, surgiu do povo, um profeta que prometia a morte à multidões que evitavam, agora, as agruras da terra e seus eternos habitantes. Seu nome era Lucatelli. O Vaticano se torturava por não haver pensado antes nesse discurso de promessa de morte a todos os que acreditassem na nova doutrina religiosa.
Quer saber mais sobre essa incrível história? Assista à animação completa no meu canal do YouTube ! 🎥
Quer adquirir essa obra? Clique aqui 👉 A Desintegração da Morte.